O comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. E com o fim da pandemia, novas tendências surgiram no mundo, conceitos que antes pareciam distantes do mercado de luxo, hoje se tornaram premissas para esse novo consumidor.
O mercado de luxo observou uma tendência no qual as pessoas passaram a priorizar o bem-estar, a sustentabilidade e as relações humanas, com isso as marcas estão cada vez mais apostando em soluções que integrem tecnologia, natureza, arte e elegância.
Produtos feitos à mão, tecnologias que favorecem o reuso de recursos naturais e espaços que oferecem a conexão com a natureza. Essa tendência também tem ganhado espaço no mercado imobiliário, principalmente nos empreendimentos de alto padrão.
E é sobre isso que vamos abordar no artigo de hoje. Confira a entrevista com a Bruna Rody e Paula Rody, Sócias da Inspira Conceitos Imobiliários, que criaram o conceito do Mudrah.
O que você considera como o Novo Luxo?
Bruna Rody: O Novo Luxo é uma tendência que vem ganhando cada vez mais atenção do mercado, a ostentação perdeu espaço para a autenticidade. Não podemos negar que o luxo sempre será exclusivo, porém ele não pode mais ser só isso. Os consumidores querem, hoje, a exclusividade através da personalização, tendo um produto com a sua cara, que o represente e que seja sustentável. Esse consumidor está preocupado com o mundo, priorizam marcas que tenham responsabilidade ambiental e social. Outro ponto também valorizado é o trabalho manual, em que a exclusividade se faz presente, pois o produto feito à mão nunca é igual.
Vale ressaltar que o novo luxo vai muito além do produto, até no atendimento essa tendência vem influenciando o mercado. Indo contra a velocidade e a digitalização, no novo luxo o contato humano é essencial. Ter um atendimento pessoal e personalizado é muito valorizado por esses clientes. Marcas como a Bottega Veneta, por exemplo, abandonaram as redes sociais com milhares de seguidores para apostar em um atendimento mais personalizado e pessoal em suas lojas. Temos então, um consumidor muito mais atento e seletivo com os processos, ele precisa criar uma conexão com a marca e com o produto para fazer a compra.
Em quais mercados você já observa essa tendência?
Paula Rody: Normalmente a inovação começa com um valor agregado alto, assim, muitas vezes é no mercado de luxo que conseguimos visualizar os novos elementos e comportamentos dos consumidores. Nesse caso, o novo luxo já permeia todos os campos do mercado, desde o imobiliário, até a moda, automobilístico, tecnologia, beleza, entre outros.
E qual é o papel do Mercado Imobiliário nessa nova tendência?
Bruna Rody: O mercado imobiliário, principalmente no Brasil, é um pouco mais cético com mudanças. Assim, vemos que essas inovações ainda estão mais atrasadas do que nos mercados, por exemplo, da moda e tecnologia. Portanto, empresas do mercado imobiliário que foquem em produtos que permitam personalização, que sejam pensados de forma sustentável e com ambientes que permitam e promovam o contato humano sairão na frente com esses consumidores. Vale salientar que para a mudança ser consistente e de forma genuína é preciso conceber os empreendimentos desde o início com um conceito voltado para esse novo padrão de consumo.
Como você enxerga o Mudrah Eco Living nesse novo contexto?
Paula Rody: O conceito do Mudrah já foi desenvolvido pensando no humano e para pessoas que desejam viver com qualidade e propósito. Ele busca justamente essa integração do humano com a natureza com foco no wellness, ou seja, o bem-estar físico, mental e espiritual. O Mudrah busca voltar o olhar para as mudanças do mundo e para as pessoas à nossa volta. Assim, é perceptível as características do novo luxo no empreendimento, como por exemplo na utilização de diversos recursos de sustentabilidade e o contato com a natureza tão buscado no pós pandemia.
Outro elemento importante é a personalização: a disposição modular utilizada no empreendimento permite maior flexibilização das plantas. As decorações inspiradas em 4 personalidades diferentes também permitem que o cliente, caso queira adquirir algum desses pacotes, opte pela linha visual que mais se assemelha ao seu lifestyle.
O contato humano, outro ponto chave do novo luxo, foi valorizado de todas as formas no empreendimento. Desde a criação de diversos ambientes de socialização, até no próprio atendimento aos clientes. Tudo foi pensado para criar uma verdadeira "Família Mudrah".