Diante dos evidentes impactos negativos da ação humana na natureza, a preocupação com o desenvolvimento sustentável tem se tornado cada vez mais frequente. No entanto, escuta-se falar em sustentabilidade, mas muitos não sabem realmente sobre os benefícios em suas vidas.
Sustentabilidade consiste em atender às necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras. Portanto, é necessário reconhecer que os recursos naturais são finitos e que para sua aplicação é preciso conciliar: desenvolvimento econômico, ambiental e social.
Na arquitetura, o Desenvolvimento Sustentável se traduz em procurar minimizar os recursos utilizados na construção, bem como em reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e à saúde humana através da emissão, poluição e desperdício de seus componentes.
Suas vantagens são aplicadas nos elementos que formam a base do Desenvolvimento Sustentável:
• Redução dos impactos ambientais da edificação;
• Uso racional dos recursos naturais;
• Melhoria da qualidade de vida do usuário;
• Promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural;
• Melhoria do desempenho da edificação com gestão dos consumos de energia e água e gestão dos resíduos;
• Valorização do produto para venda e locação.
Diante de toda essa necessidade, o Mudrah Eco Living foi pensado desde a concepção apoiada nestes pilares, buscando soluções que visam a melhoria do desempenho das edificações com uso racional e gestão dos recursos de energia, água e lixo, além de promover o desenvolvimento e valorização do entorno.
O trabalho está sendo desenvolvido para que o empreendimento seja um exemplo em sustentabilidade e possa contribuir para o desenvolvimento da região da Rota dos Ipês, proporcionando orgulho a todos os residentes e hóspedes.
Conheça mais sobre o projeto do Mudrah:
Arquitetura
Os módulos terão a projeção de grandes beirais que proporcionam um aumento do sombreamento no interior do edifício, complementados por elementos móveis de sombreamento. Ambos, impedem a penetração dos raios solares no interior do edifício, aumentando o conforto térmico. Esses mesmos elementos também são favoráveis aos pássaros, diminuindo a mortalidade de aves por impactos nas superfícies reflexivas nas construções.
Biofilia
O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar o homem com a natureza. A principal estratégia é incorporar as características do mundo natural aos espaços construídos, promovendo bem-estar, sensação de relaxamento, saúde e conforto emocional.
Abastecimento elétrico para veículos
Os eletropostos promovem o uso do carro elétrico, com economia no abastecimento e baixíssimo impacto para o meio ambiente, uma vez que estes tipos de veículos por utilizarem combustíveis fósseis, não liberam gases na atmosfera que agravam o efeito estufa.
Aquecimento de água por placas termosolares
Assim como as placas fotovoltaicas, as placas termosolares utilizam a luz do sol como fonte de energia, neste caso para aquecer a água. Além de ser sustentável, essa é uma maneira altamente eficiente de garantir água aquecida, tanto de chuveiros e lavatórios como de piscinas, além de reduzir significantemente o consumo de energia destinado a essa finalidade.
Mobilidade
Implantação de bicicletas e/ou bicicletas elétricas de uso compartilhado para utilização pelos condôminos dentro e fora do empreendimento. Mais uma opção de atividade de lazer e promotora de atividade física. Esse meio de transporte pode substituir deslocamentos em veículos motorizados, contribuindo para a redução da poluição do ar e para as emissões de gases proveniente da queima de combustíveis fósseis.
Responsabilidade social
Preocupação na integração da comunidade local em todo o processo de implantação, operação e uso do empreendimento, oferendo vagas de trabalho na construção civil e na operação do condomínio. Além disso, prioridade aos fornecedores da região com o objetivo de valorizar os produtos locais e proporcionar incremento da economia regional.
Investimento
Edificações sustentáveis tem maior valor no mercado imobiliário como vem sendo mostrado através de pesquisas do setor. Há aumento na velocidade na venda, sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes e menor taxa de vacância. Além disso, o custo da manutenção e operação desses edifícios são bem menores.